Controle gestacional: acompanhamento com ultrassonografia
- Fabi Prusch
- 8 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de ago. de 2023
A ultrassonografia é o método mais indicado para confirmação da gestação e monitoramento fetal, tanto nos casos em que há reprodução programada quanto nas suspeitas de prenhez (fêmeas que apresentam aumento de volume abdominal e mudanças de comportamento).
Nas cadelas, segundo a literatura (Pennick e D’Anjou, 2008), os embriões podem ser evidenciados entre o 23-25o dia após o último dia de cobertura, e nas gatas entre o 16-18o dia.
Na prática, porém, recomenda-se que o diagnóstico positivo seja dado somente após o 30o dia nas cadelas e 20o dia nas gatas devido a variações no período de fecundação.

O tempo de gestação e a data provável do parto podem ser estimados conforme as estruturas que são evidenciadas no feto. A formação do esqueleto e dos órgãos internos é utilizada como parâmetro para os cálculos, podendo haver diferença para mais ou menos 3 dias no tempo gestacional. O exame não é indicado para contagem fetal.
A ultrassonografia é realizada também para a avaliação da viabilidade fetal, nos casos suspeitos de abortamento e de distocias.
Em outras espécies é possível, também, realizar o diagnóstico de gestação através da ultrassonografia, tais como cobaios (também chamados de porquinhos-da-índia ou guinea pigs) e coelhos.




Comentários